Esclarecimento
Sem riscos na Santa Bárbara, diz Sanep
Relatório da Agência Nacional de Águas apontou problemas estruturais na barragem
Jô Folha -
A direção do Sanep garante: a barragem Santa Bárbara, em Pelotas, não apresenta risco de colapso. As palavras são do diretor-presidente da autarquia, Alexandre Garcia. Um relatório apresentado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e divulgado na segunda-feira, apresentava uma lista de 45 barragens em todo o Brasil que continham algum tipo de risco de rompimento. No Rio Grande do Sul, são 10.694 barragens cadastradas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Destas, apenas 1.536 são submetidas à Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).
Conforme informações do Sanep, o relatório contém informações de 2017 e não leva em consideração ações feitas em 2018. Entre junho e julho do ano passado, a autarquia realizou o curso de capacitação Inspeção de Segurança de Barragens, para servidores. O treinamento foi ministrado pelo diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) do Estado do Rio Grande do Sul, Fernando Meirelles. Desde então, informa Garcia, as recomendações de manutenção preventiva vêm sendo executadas.
A direção do Sanep teve acesso ao relatório através da imprensa e nunca recebeu nenhum tipo de notificação de órgãos responsáveis ou algum aviso oficial. “A população pode ficar tranquila que não há risco de rompimento da barragem”, assegura o diretor-presidente. “Entre as recomendações indicadas por Meirelles - e já executadas pelo Sanep - estão a impermeabilização do vertedouro, a desobstrução do canal e correções no talude”, manifestou o Sanep em nota. No vertedouro, por onde saem também os excessos de líquido, recentemente a autarquia realizou uma obra para a reconstrução de muros laterais que dão acesso ao canal de drenagem.
Além das obras já executadas, equipes trabalham diariamente no local para o monitoramento da represa. São em torno de 60 técnicos trabalhando diariamente nos níveis da água e na estação de tratamento.
Ações em 2019
Estimada para entrar em operação no segundo semestre de 2019, a Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo dará tranquilidade para o Sanep efetuar novas melhorias na barragem, responsável por 60% do abastecimento do município. É planejada uma redução em até 50% dos níveis de água na represa, além da instalação de piezômetros, aparelhos capazes de medir a estabilidade dos maciços responsáveis pela estrutura da barragem. Com menos água, projeta Alexandre, será possível realizar um panorama mais detalhado. Conforme aponta o relatório, seriam necessários investimentos superiores a R$ 10 milhões.
Barragem Santa Bárbara
Localizada às margens da BR-116, a represa possui uma área de 352 hectares inundados e 359 de proteção - a área total é de 711 hectares. A primeira etapa da obra foi concluída em 1968, no Governo Edmar Fetter, e a segunda em 1985. O volume da barragem é estimado em 10 bilhões de litros.
Riscos apontados no relatório
“Percolação excessiva pelo maciço”
Trata-se dos 800 metros onde estão as pedras da barragem. A percolação seriam pequenos vazamentos. O Sanep prepara, para o início do ano que vem, a colocação de uma camada asfáltica para impermeabilização e reforço na camada de pedras.
“Deterioração do canal de fuga”
Ainda este ano, equipes do Sanep realizaram a limpeza e a desobstrução de todos os canais de fuga, o popular ladrão. São drenos por onde a água em excesso é despejada.
“Comporta inoperante”
Desde quando foi construída a barragem Santa Bárbara, há 50 anos, nunca foi necessária a sua utilização. A comporta é também um canal de fuga, através de uma tubulação que passa por baixo das pedras. Neste ano, uma equipe de mergulhadores conseguiu acessar o local e, com isso, o Sanep agora possui formas de abrir a comporta. Nem mesmo nas enchentes de 2009 foi necessário acionar o mecanismo.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário